BLOG

    Empreendedorismo, ciência e tecnologia

    Scrum, a arte de fazer o dobro na metade do tempo!

    Olá,

    Hoje falaremos sobre Scrum, sua origem, como aplicá-lo e os benefícios que ele pode trazer ao seu processo.

    O Scrum foi criado por  Ken Schwaber e Jeff Sutherland para auxiliar no desenvolvimento de projetos de software na década de 90 mas só foi ficar popular nos anos 2000. Atualmente é um método ágil muito utilizado em ambiente empresarial para organização de grandes projetos. 

    Ele é um processo enxuto, que trabalha com três artefatos, três papéis e algumas atividades, procurando sempre ser o mais enxuto possível. Podem se adequar a cada projeto:

    O Time e os Papéis de Cada Um

    Os três papéis são: Product Owner, Scrum Master e Development Team

    Product Owner (ou Dono do Produto) Ele faz o funil das prioridades a serem desenvolvidas, sempre executando primeiramente aquelas que agregam mais valor ao produto.

    Scrum Master Ele é responsável por garantir que o Scrum seja aplicado de maneira correta e impedir interferências externas. Papel de grande destaque porque ele também fica encarregado de mostrar ao time a importância de seguir o método ágil.

    Development Team O Scrum não especifica diretamente quem são eles mas todos os envolvidos na construção do produto fazem parte desse grupo. Vale lembrar que o time se organiza para atingir as metas estabelecidas pelo Product Owner.

    Atividades e Artefatos

     

    Definido o time e seus envolvidos é preciso definir os itens e uma lista com as prioridades a serem desenvolvidas, essa lista se chama Backlog do produto. Nesta listagem os itens com maior valor e prioridade devem ficar no topo para serem concluídos antes. O ideal é que sejam definidas tarefas curtas, que durem de uma a quatro semanas.

    Essa sequência de prioridades(Backlog) acompanhada de um prazo é denominada Sprint. Ela começa com um planejamento em que o Product Owner estabelece metas e prazos a serem obedecidos. É importante seguir a Sprint até o final dela pois assim pode se ter um panorama das dificuldades passadas pelo time. 

    No início de cada dia é feito uma reunião curta, a Daily Scrum, onde é passado como estão sendo executadas as tarefas. O objetivo principal é trazer alinhamento e fazer adaptações caso necessário. 

    Ao final de uma Sprint teremos duas etapas, a primeira onde o time inteiro revisa a Sprint entregue, essa revisão se chama Revisão da Sprint. A outra é a Retrospectiva da Sprint onde o time verifica as ações tomadas durante o processo; se foram corretas e o que pode ser melhorado para os próximos ciclos.

    Com o fim de uma Sprint se inicia outra e no passar das entregas o produto começa a ter valor.  

    Benefícios na prática

    Utilizando o Scrum conseguimos ter melhorias significativas em vários aspectos, como por exemplo:

    No decorrer do tempo a equipe passa a se comunicar melhor devido as Daily Scrum pois todos os dias precisa explicar o que está sendo feito, qual foi o pregresso obtido, quais as dificuldades que está enfrentando e quais estratégias têm gerado bons resultados e devem ser compartilhadas.

    Com a transparência do método os pontos fortes e fracos ficam muito visíveis, facilitando a identificação do que não está funcionando muito bem e a partir disso, valorizar ações que estão sendo mais efetivas.

     

    Precisa Desenvolver um Projeto mas Não Sabe Como ?

    A Cromo Consultoria trabalha desde a concepção do problema ou ideia!

    Desenvolvemos soluções adequadas às suas necessidades, com ótimo custo benefício porque somos uma Empresa Júnior da UTFPR de Curitiba-PR, sem fins lucrativos e que conta com a ajuda de professores universitários. 

     Entre em Contato Conosco!

     

    Gostou do conteúdo? Compartilhe!

    Últimos posts:

    A Importância de Empreender. 

    Definição      Empreender é o esforço para solucionar problemas e criar serviços alternativos de forma inovadora no mercado. Como o empreendedorismo

    Engenharia no Agronegócio

    Como a Engenharia é capaz de auxiliar no Agronegócio O agronegócio é o principal responsável pela economia brasileira, sendo assim

    Motivos para prototipar

    Porque você deve ter uma etapa de prototipação no desenvolvimento do seu produto? Você já se perguntou se o seu

    Open chat
    Ana Tamirys
    Olá!
    Como podemos te ajudar?