8 Dicas para Produzir em Home Office

    Avatar
    Cromo Consultoria

    Como está sua adaptação ao Home Office?

    Provavelmente você foi pego(a) de surpresa e de repente está precisando se adaptar ao temido Home Office, ou seja, trabalhar de casa.

    E, sem dúvida, é uma experiência muito nova para a maioria das pessoas, mas que parece ser uma tendência crescente que irá permanecer mesmo após a crise, de alguma forma.

     

    Pensando nisso, você está preparado(a) para fazer isso?

    Você está produzindo e rendendo menos? Teve dificuldades para manter o ritmo que tinha?

    Se você pensou em responder “não” para alguma dessas duas últimas, essas dicas aqui são para você e seus colegas de trabalho:

     

    Comporte-se de forma normal

    Para que você possa acostumar sua mente que está trabalhando, tente manter um mesmo comportamento que tinha quando trabalhava sem o Home Office. Seja pensando em rotina, horários ou atividades, é extremamente importante ter consciência de que trabalhar de casa deve ser o mesmo que trabalhar do escritório.

    Cuide dos seus horários

    Tome cuidado para controlar todos os seus horários. Ficar em casa antes, durante e depois do trabalho pode dificultar a percepção do tempo, então é necessário controlar como possível. Comece com seu ciclo de sono, de preferência mantendo os mesmos horários que tinha com o trabalho presencial. Mantenha uma jornada de trabalho em horários pré-determinados, para que não haja fuga desse intervalo.

    Mantenha a rotina

    Lembre da sua rotina durante o dia, e faça o possível para dar continuidade a ela. Quando em pensamos ao longo do dia, existem rotinas antes do trabalho, nos intervalos, e ao final do dia, após a jornada. Algumas das sugestões são refeições bem feitas, exercícios, meditação, entre muitos outros!

    Ponha sua roupa de trabalho

    Retomando o tópico 1, é necessário que sua mente entenda que você está trabalhando. Portanto, como você tem o costume de colocar uma roupa diferente para trabalhar, a produtividade tende a ser maior depois de tomar um banho e tirar o pijama.

    Determine um local de trabalho fixo

    Planejar onde trabalhar é um fator muito importante. Por isso, se possível, procure trabalhar em algum local em que você diferencie o seu tempo de lazer, de refeição e de trabalho. Dessa forma, quando chegar o momento de produzir, as chances de se perder em pensamentos sobre essas outras ações diminui.

    Clarifique que você está trabalhando

    Da mesma forma que muitos de nós, é possível que você esteja em casa com mais membros da família. Se for o seu caso, outra ação importante a tomar, é deixar bem claro para todos que você está em horário de trabalho. O fato de estar em casa não quer dizer que está livre, e é importante manter os horários mesmo em Home Office (tópico 2).

    Estabeleça metas e prioridades

    Para manter o foco e a produtividade, precisamos seguir agum roteiro. Sem ninguém para te cobrar com frequência, faça isso por conta própria! Para a divisão de tarefas, estabelecer e separar por prioridades e com metas é uma ótima estratégia.

    Esqueça o multitasking

    Com muitas tareas para realiza e bastante tempo disponível, tendemos a querer resolver de tudo, algumas vezes até fazendo mais de uma coisa por vez, o chamado multitasking. Porém, o multitasking é extremamente perigoso, que apenas parece produtivo, mas acaba tirando qualidade das duas ou mais tarefas simultâneas, o que pode demandar retrabalho e perda de tempo.

     

    Agora que você já viu todas as dicas, chegou a hora de colocar em prática e colocar a produtividade para aumentar.

    Deixar um comentário

    Seu e-mail não será publicado.