Inovação: Criar do zero ou otimizar o existente, o que é melhor?

A inovação é imprescindível para o bem-estar, evolução e sobrevivência de toda empresa. Esse processo consiste justamente em criar algo novo ou melhorar uma ideia já existente, sempre visando sanar as dores do cliente. Nesse cenário de mudanças surge a dúvida:

Quando criar  e quando melhorar o já existente?

A resposta para essa pergunta não é tão simples, a escolha de qual estratégia tomar é situacional. Porém, vamos analisar as duas separadamente para ajudá-lo a tomar essa decisão.

• Buscar o novo:

Existem diversos motivos pelos quais buscar o novo traz benefícios para uma empresa. Atualmente, vivemos um momento da história em que tudo muda muito rápido. Com isso em vista, a tecnologia e a inovação precisam acompanhar as necessidades dos consumidores, que também mudam quase que diariamente.

Além disso, a criação de novos nichos de mercado também é um grande benefício advindo da busca pelo novo. Tendo um nicho próprio e bem definido, sua empresa e produto terão menos concorrência, além de clientes mais fidelizados e um público mais engajado.

Em suma, buscar o novo pode tornar sua marca mais forte e também diferenciá-la das demais concorrentes. Se você tem uma ideia, quer desenvolvê-la, e está pronto para o desafio, então o caminho do desconhecido é o correto para você.

•  Aperfeiçoar o já existente:

Também existem muitas vantagens em aperfeiçoar um produto já existente, no entanto. Primeiramente, é mais fácil começar a construir a partir de uma base pré-estabelecida do que do zero. Não apenas já há um padrão estabelecido a partir do qual é possível achar o caminho mais correto, como também existe a possibilidade de aprender e se inspirar nos erros daqueles que vieram antes de você.

Adicionalmente, o fato de já existir um mercado para um determinado produto também tem as suas vantagens. Pesquisas de mercado se tornam mais fáceis, uma vez que o público já está familiarizado com o dito produto. E essa familiaridade também é uma vantagem em si só: você não precisa convencer os clientes que seu produto vale a pena; o público já tem uma predisposição a aceitar a sua ideia.

Conclusão

Ambas as estratégias partem do mesmo princípio, a solução de um problema ou atender uma necessidade dos seus clientes. O aperfeiçoar o novo tem a vantagem de já estar no mercado e a facilidade de realizar pesquisas, críticas e possíveis melhorias no produto desenvolvido. Já as novas ideias trazem novas técnicas e novas soluções que podem expandir o escopo de clientes.

O ideal para a sobrevivência da empresa é ter áreas trabalhando nas duas estratégias, mas para cada produto desenvolvido/ideia deve ser avaliado a viabilidade de criação, de escalar essa produção e se será mesmo uma solução para o problema descrito pelo mercado. A partir disso escolher a estratégia mais viável para cada projeto.

Esperamos que tenhamos ajudado a esclarecer qual estratégia a ser escolhida para o seu projeto ou ideia.

Você tem uma ideia inovadora?

Se você está pensando em inovar e precisa de ajuda na parte mecânica e/ou mecatrônica, a Cromo Consultoria desenvolve soluções adequadas às suas necessidades. Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp!