A área da Engenharia é muito importante para o processo de preservação do meio ambiente, pois os engenheiros podem estudar e analisar formas de desenvolver os projetos para que estejam de acordo com os padrões de sustentabilidade. Esses têm como princípio o uso de técnicas que acarretam intervenções no meio ambiente sem que os recursos ambientais se esgotem e sejam preservados para gerações futuras (definição de Desenvolvimento Sustentável criada pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento). No entanto, pelo fato do sistema capitalista sempre visar os lucros, isso acaba sendo um dos empecilhos para possíveis aplicações de técnicas ecológicas.
Por que a junção da Engenharia e da Sustentabilidade é um desafio?
Além do problema citado anteriormente, a Engenharia surgiu muito antes do conceito “sustentabilidade” passar a existir, por isso o placar dessa “guerra” não é nada favorável para o meio ambiente.
Foi com a Primeira Revolução Industrial que a Engenharia se tornou a grande vilã da natureza, onde surgiram as primeiras máquinas a vapor, tendo como fonte de energia a queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão mineral, que produz resíduos altamente tóxicos e libera grandes quantidades de dióxido de carbono, gás que provoca graves desequilíbrios ambientais no planeta.
Tais problemas refletem muito nos dias atuais, pois hoje o combustível fóssil é responsável por mais de 75% da geração de energia mundial, usado em veículos, indústrias e residências. Além da alta capacidade de poluição, essa fonte de energia é dita como “recurso não renovável”, pois necessita de um tempo em escala geológica para se restabelecer na natureza.
Então como podemos colocar a Sustentabilidade em prática?
A luta pela mudança já começou, mas ainda não é suficiente. Precisamos de ainda mais estudos e dedicação, baseados nos problemas atuais, para desenvolver conhecimento científico e aplicar técnicas e tecnologias que estejam em sintonia com a Sustentabilidade.
Com isso, precisamos aplicar e desenvolver ações como:
- Materiais recicláveis;
- Materiais que não agridam o meio ambiente;
- Reduzir drasticamente a utilização de recursos não renováveis;
- Introduzir e desenvolver as tecnologias para melhorar a utilização dos recursos renováveis;
- Monitorar os impactos existentes.
Inovações da Engenharia a favor da Sustentabilidade
- Engenharia da Sustentabilidade – Sendo uma subárea da Engenharia de Produção, a Engenharia da Sustentabilidade tem como objetivo conciliar a preservação da natureza nos processos produtivos;
- Asfalto feito de plástico – O asfalto convencional tem como matéria prima o petróleo (combustível fóssil), mas o engenheiro Tobey McCartney teve a ideia de produzir asfalto cuja matéria prima é plástico, diminuindo a poluição pelo descarte do plástico e pelo uso do petróleo;
- Prédios verdes – são edifícios sustentáveis e construídos baseados na preservação do meio ambiente e economia dos recursos naturais, utilizando técnicas para o uso da água, da energia, entre outros parâmetros.